O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) divulgou esta semana a relação dos que consideram os 100 “cabeças”, ou os mais influentes parlamentares, do Congresso Nacional. A relação tem sete paranaenses: os senadores Álvaro Dias (PSDB) e Roberto Requião (PMDB), na categoria de debatedores e os deputados Abelardo Lupion (DEM, negociador), André Vargas (PT), Rubens Bueno (PPS, debatedores), Dr. Rosinha (PT) e Osmar Serraglio (PMDB, articuladores). Todos, de alguma forma e com maior ou menor intensidade, tem ligações com Paranavaí e região. (BLOG DO TATURANA).
Cesar concorda com propostas do Observatório
O candidato a prefeito da Ccligação Paranavaí Para Todos, César Alexandre (PT) reafirmou sua concordância com as propostas de transparência para a Administração Pública defendidas pelo Observatório Social de Paranavaí e contidas no documento assinado pelo candidato. Uma mudança de última hora na agenda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em São Paulo, para a realização de filmagens e gravações para a campanha, impediu a presença de César Alexandre no evento de entrega do documento.
César destaca que as reivindicações de transparência administrativa estão de certa forma ligadas ao 4º eixo de seu programa de governo, que estabelece as diretrizes para a implantação de um governo extremamente participativo, com uma ampla interlocução com os conselhos e entidades ligadas de certa forma ao poder público. O candidato petista disse ainda que esse diálogo constante com a população terá seu momento maior na implantação do Orçamento Participativo.
Com Assessoria de Imprensa da coligação Paranavaí Para Todos
@IvanBernardo16
O candidato a prefeito pela coligação Paranavaí Socialista, Ivan Bernardo (PSTU), estreou nas redes sociais. Ele já está no twitter e mantendo o seu estilo de fazer política: criticando com vigor os adversários.
Seria perfeito, se…
O prefeito Rogério Lorenzetti (PMDB), candidato à reeleição, tinha tudo para fechar esta semana com chave de ouro. O MEC divulgou o Ideb e Paranavaí avançou. O Ministério do Trabalho divulgou o ranking das cidades que mais geraram emprego e Paranavaí ficou em terceiro lugar no Estado. Mas…
Mas na quarta-feira, Rogério deixou de assinar uma carta compromisso no Observatório Social. Tudo bem que ele ficou de mandar um documento alternativo. Este documento pode até ser melhor do que o apresentado pelo Observatório. Mas ele acabou dando munição aos adversários.
OBSERVAÇÃO: TEM GENTE SE EXALTANDO À TOA.UMA CARTA COMPROMISSO É UMA QUESTÃO DE RESPEITO E CONSIDERAÇÃO; JÁ QUE ALGUNS MENBROS DO OBSERVATÓRIO FAZEM PARTE DOS CARGOS DE CONFIANÇA DO PREFEITO. SÃO SUGESTÕES PARA O BEM DA CIDADE, VEJAM OS COMENTÁRIOS NO BLOG DO TATURANA...
Espião de que lado?
Os candidatos da coligação União Para o Desenvolvimento (Rogério-Rubens) teriam tido uma reunião ontem à tarde com seus apoiadores. Até aí, tudo bem. Mas segundo um dos presentes, estava presente no encontro um cidadão que, dia destes, também foi visto no comitê da Coligação Paranavaí Para Todos (César-Toshie).
Ninguém entendeu se ele foi à reunião levar ou buscar informação.
LIMINAR NEGADA
O juiz eleitoral José Foglia Junior negou pedido de liminar da Coligação União Para o Desenvolvimento, dos candidatos a prefeito Rogério/Rubens, que acusava a Coligação Paranavaí Para Todos, de Cesar Alexandre/Toshie, de usar o horário dos vereadores no horário da TV para fazer campanha majoritária. Em sua decisão, o magistrado diz que não há invasão de horário e que a mera vinculação entre candidatos da mesma coligação não é vedada. As informações são do advogado da coligação Paranavaí Para Todos, Antonio Marcos Solera.
COMENTÁRIO: Pra quem acha que já estava tudo ganho; o prefeito tá perdendo basante espaço e não é só na justiça.
PROVOCOU REBU
Uma pesquisa não oficial feita pelo comitê de Rogério Lorenzetti (RL) num bairro da cidade provocou a maior correria. É que esperavam uma folgada vantagem e a ínfima diferença pegou a todos de surpresa. Já foram acionados os "órgãos competentes" para analisar o porquê da surpresa.
SAÚDE
No debate dos candidatos a prefeito de Paranavaí de ontem à noite, na Unipar, organizado pela Rede de Rádios, a saúde acabou sendo o centro das discussões mais acaloradas, numa demonstração de que o tema ainda vai render muito durante a campanha. O candidato à reeleição, Rogério Lorenzetti (PMDB) tinha dito antes ser favorável à gestão plena da saúde, ou seja, o município assume todos os serviços da área, mas ontem citou esta posição apenas uma vez. Defendeu as ações que sua gestão está executando e a ampliação das equipes do Programa Saúde da Família, entre outras coisas. O petista Cesar Alexandre afirmou que o problema maior na saúde local é de gestão e defendeu a construção de um hospital municipal que ofereça atendimentos de baixa e média complexidade. Ivan Bernardo (PSTU) também defende o hospital municipal.
NÃO CONDIZ COM A VERDADE
Acima está uma das expressões que correspondem à resposta dada pelo médico Ruy Pedruzzi quando indagado sobre a informação dada por RL de que antes dele eram 12/14 médicos concursados e agora seriam 72 médicos. Disse que também não corresponde à verdade a afirmação de que a maioria dos integrantes do Conselho Municipal de Saúde, feita por RL, era do PT e do PSTU. Pedruzzi diz que o PMDB é a sigla com mais representantes no Conselho. Com a palavra o candidato.